Fenómenos atmosféricos relacionados com a humidade e a temperatura

Radiação solar - a radiação solar, isto é os raios emitidos pelo Sol são responsáveis pelas temperaturas nas superfície da Terra. Mas o ar atmosférico não absorve toda a radiação solar. Uma parte atinge a superfície terrestre, sendo absorvida pelos continentes e oceanos; a outra é refletida e retorna para ao atmosfera.



Precipitação atmosférica - a chuva, a neve e a geada são formas de precipitação atmosférica, assim como o orvalho e o granizo. Todas elas resultam da condensação, fenômeno que ocorre quando há resfriamento ou excesso de vapor de água num determinado lugar da superfície terrestre.





As nuvens e o nevoeiro - a condensação do vapor de água na atmosfera, dá origem às nuvens e ao nevoeiro, que são formados basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. Quando a condensação ocorre bem acima do solo, forma-se o nevoeiro. Tanto o nevoeiro como as nuvens, com o tempo, precipitam a água que contém na superfície. O nevoeiro perde água quando entra em contacto com superfícies frias ( folhas, monumentos, carros, etc.). As nuvens dão origem a precipitações quando as gotículas de água se juntam, ficam mais pesadas e caem sobre a superfície da Terra.

2 comentários: